Blog

Home office: potencializar a sua performance

Home office: potencializar a sua performance

Trabalhar no modelo de Home Office já é uma realidade para muitas empresas e profissionais por todo o mundo. Nos últimos dias, com os decretos e medidas adotadas pelos governos, e seguindo as orientações dos órgãos de saúde para manter o isolamento social na prevenção contra o COVID-19 (coronavírus), equipes tiveram de adotar o Home Office para manter o trabalho e a produtividade.
Mesmo sendo uma necessidade emergencial, o que fez muitas empresas migrarem para o Home Office, ele já é a escolha e a realidade de muitas outras, que adotaram o trabalho remoto para desempenharem as suas atividades. A UNA Construtora separou algumas informações e dicas para quem está trabalhando no Home Office e quer melhorar o seu desempenho.
Home Office não é, obrigatoriamente, o trabalho feito somente de casa, já que é super comum a utilização de outros espaços, como cafés, bibliotecas, livrarias e escritórios compartilhados, conhecidos por coworkings.

Nesse sentido, e sempre pensando em facilitar a vida dos seus clientes, a UNA Construtora tem criado espaços colaborativos para seus moradores. Um exemplo disso pode ser visto no Residencial Casa Merlot, que possui um espaço de Coworking e uma Sala de Reuniões situados no mezanino do Hall de Entrada, possibilitando uma área reservada para trabalhos, estudos e reuniões.
Mas se a escolha é o trabalho em casa, existem alguns cuidados importantes e que podem fazer toda a diferença no desempenho.
Cumprir as tarefas com conforto, autonomia, redução de custos e flexibilização nos horários são alguns fatores que fazem o Home Office tão atrativo, trazendo resultados para as empresas e deixando seus colaboradores mais felizes. Estar em casa, mais perto da família, ajuda a minimizar o estresse e trazer mais leveza aos dias. Sem contar que podemos evitar o trânsito e adotar uma alimentação e hábitos mais saudáveis. Mas não podemos pensar que é fácil, pois disciplina e foco são fundamentais para que esse modelo dê certo.
A primeira regra, e uma das mais importantes, é entender que o Home Office não é sinônimo de negligência e desleixo. Trabalhar de pijama e chinelo não combina com esse formato de trabalho, pois pode comprometer sua seriedade, mesmo que de forma inconsciente. Adotar uma rotina vai ajudar nesse processo: acorde cedo, tome um bom banho, prepare seu café da manhã, tire uns minutos para acessar as suas redes sociais e os seus aplicativos de mensagens, informe-se sobre os acontecimentos da sua cidade e do mundo, e, se preferir, realize suas atividades físicas para, depois, iniciar seus afazeres profissionais.

Evitar distrações é um grande desafio. Como você está em casa, é comum ser interrompido por alguém ou por algum assunto doméstico. Faça sua família entender que você está trabalhando e que precisa de concentração e respeito. A escolha do local ideal para você montar seu escritório vai ajudar muito, especialmente se for silencioso e isolado dos demais. O sofá também pode ser um grande vilão, mas pode ter certeza que as redes sociais podem ser as suas interrupções mais negativas.
Para auxiliar no seu desempenho, é fundamental ter as ferramentas certas. Estar bem equipado, com computador, internet com velocidade e estabilidade, uma cadeira com conforto, ergonomia e adaptabilidade, farão seu trabalho render mais. Ativar um programa de antivírus e armazenar seus arquivos na nuvem também auxiliam na sua segurança, evitando perdas e retrabalhos.
Você precisa ter horário de início e fim das suas atividades, independente do período escolhido, o que não significa ficar oito horas trancado no escritório e sentado na cadeira só por que está em casa. Faça pausas durante o dia, movimente-se, faça alongamentos, cuide da postura e evite ficar longos períodos na mesma posição. Aqui vai mais uma dica bem bacana: já que você é quem controla os seus horários, você pode incluir uma atividade física entre um projeto e outro, utilizando o horário em que você se sentir mais disposto.

Lembre-se, nada de esquecer que você tem uma vida pessoal por estar trabalhando em casa. Respeite os seus limites para não comprometer o seu rendimento. Home Office é uma jornada de autoconhecimento, onde vamos constantemente entendendo quando e como somos mais produtivos. Liberdade e responsabilidade andam juntas, e depende de nós potencializarmos o nosso dia para sermos cada vez mais independentes.

Acompanhe aqui no Blog da UNA mais dicas de como utilizar o seu Home Office. Em breve vamos trazer para você alguns aplicativos e ferramentas para auxiliar na comunicação com empresa, colegas de equipe e clientes.

RECEBA NOSSA NEWS

Fique por dentro das novidades da UNA

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e, ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Prosseguir