Harmonizar vinhos e pratos não é algo de outro mundo, mas é muito importante para proporcionar uma experiência gastronômica ainda mais interessante. Equilibrar a estrutura do vinho com a estrutura do prato resultará em uma refeição muito mais apetitosa.
No episódio 6 da Websérie Receitas Únicas UNA, vamos trazer uma dica de harmonização que não é muito usual, mas que irá te surpreender. Vamos lá?
Ingredientes:
Derreta o chocolate em banho-maria. Reserve.
Coloque a gelatina de molho em água fria por 10 minutos.
Aqueça o leite em uma panela com 100 g de creme de leite. Quando o leite e o creme de leite estiverem quentes, mas sem chegar a ferver, adicione o açúcar e mexa. Quando açúcar na mistura de leite e creme de leite, adicione a gelatina e mexa para dissolver bem.
Agora junte à mistura o restante do creme de leite, a baunilha e o chocolate derretido. Mexa até obter uma mistura homogênea.
Coloque o creme em tacinhas, ou num refratário, e leve à geladeira por pelo menos 08 horas.
Quando for servir, decore com raspas de chocolate ao leite, folhinhas de hortelã e frutas vermelhas.
Que espetáculo! Agora imagine degustar essa delícia na companhia de um belo vinho Syrah? Faça sua experiência e, claro, compartilhe com a gente!
Uma das uvas mais cultivadas do mundo, com presença em diversos países, a Syrah apresenta grande personalidade, corpo intenso, coloração escura, taninos presentes e acidez moderada. Seus frutos possuem coloração roxo-azulada bem presente, e quando comparadas com Cabernet Sauvignon e Malbec, por exemplo, as uvas são um pouco maiores.
Seus aromas trazem frutas negras como mirtilo, jabuticaba e amora bem maduros. Já os rótulos com passagem por barrica apresentam notas de tabaco, chocolate, especiarias e ervas.
França e Austrália são dois dos principais produtores, mas países como Espanha, Argentina, África do Sul, Estados Unidos e Chile também vêm ganhado destaque no cenário mundial.
Agora, se você está se questionando sobre o nome correto da uva, Syrah ou Shiraz, fique tranquilo pois as duas nomenclaturas estão corretas. O primeiro é mais utilizado nos países do velho mundo, como a França, e o segundo, criado pelos Australianos, costuma ser mais utilizado em vinhos produzidos nos países do novo mundo.
Na harmonização, por possuir grande intensidade, sugere-se acompanhar pratos com potência equivalente, como carnes de caça e pernil de cordeiro. Mas a nossa sugestão de hoje é você encontrar um Syrah produzido em uma região de clima quente, que vai apresentar um fundo mais adocicado, para harmonizar com o chocolate meio amargo.
Fica o desafio e o convite para você viver novas e deliciosas experiências gastronômicas.
Para conhecer mais sobre o Residencial Syrah, acesse o link abaixo:
https: //construtorauna.com.br/empreendimento/syrah/