Chegamos ao final da nossa deliciosa Websérie Receitas Única UNA, onde através de deliciosas receitas contamos um pouco da história da UNA Construtora e dos seus empreendimentos.
No episódio final, a Chef Ana Bettinelli traz uma combinação irresistível entre o Risoto Caprese e a uva Carménère. Vamos fazer juntos?
Ingredientes:
Caldo de tomate e legumes:
Risoto
Pesto de manjericão:
Caldo:
Bater no liquidificador o tomate pelado com 2 litros de água e transferir para uma panela junto com os demais ingredientes, deixe ferver em fogo médio por 30 min.
Pesto de manjericão:
Bater todos os ingredientes em um processador ou liquidificador rapidamente (não fica líquido).
Risoto:
Refogue a cebola até caramelizar, entre com o arroz e tempere com sal e pimenta. Coloque o vinho, mexa até o álcool evaporar. Comece a colocar o caldo (coado e quente), uma concha por vez, mexendo sempre até o cozimento do arroz (20 a 25 min). Desligue o fogo e incorpore a manteiga e o queijo parmesão, mexendo vigorosamente até ficar homogêneo e cremoso. Sirva imediatamente.
Montagem (prato individual):
Risoto, 2 colheres de sopa pesto de manjericão e fatias ou bolas pequenas de mussarela de búfala.
Hummm, delicioso! E com essa dica de harmonização, sua experiência vai ficar ainda mais especial. Prepara os ingredientes e aproveite! E, claro, sempre que quiser, acesse o blog da UNA Construtora e revisite as nossas receitas.
A Carménère é mais uma casta francesa que se adaptou perfeitamente aos solos da América Latina, de uma maneira muito especial ao terroir chileno. Mas antes de falarmos sobre suas características, precisamos entender um pouco sobre a sua história.
Durante muitos anos, na França, especialmente na região de Bordeaux, a Carménère e a Merlot eram cultivadas juntas, já que possuíam um tempo de maturação muito semelhante. No final do século XIX, como já comentamos aqui no blog no conteúdo sobre a uva Malbec, a praga Filoxera devastou os vinhedos na Europa, fazendo com que muitos enólogos transportassem castas europeias para a América, com o objetivo de recuperá-las.
Por quase 150 anos, devido à similaridade com a aparência e característica com a Merlot, os rótulos produzidos com a Carménère eram incorretamente nomeados. Mas tudo mudou com a “Redescoberta da Carménère, no ano de 1994, quando o ampelógrafo francês Jean Michel Boursiquot, da Universidade de Montpellier e expositor do Sexto Congresso Latino-americano de Viticultura e Enologia realizado no Chile, a identificou como Carménère. A partir daí, a uva se transformou num verdadeiro ícone chileno, fazendo o país ser o responsável por 90% de toda a produção mundial.
Em geral, os vinhos produzidos com a uva Carménère não carregam muita complexidade, exceto aqueles que passam por barris de carvalho. Aromas de frutas pretas e vermelhas maduras, terra molhada e pimenta preta são encontramos em grande maioria dos rótulos, com pouco tanino e baixa acidez.
Na harmonização, além do Risoto Caprese que apresentamos hoje, separamos algumas dicas interessantes. Saladas frescas e petiscos são boas opções para entradas. Já para os pratos principais, massas com molhos pouco condimentados e carnes com pouca gordura farão um equilíbrio ideal.
A uva Carménère serviu de inspiração para o Residencial Villa Carménère, primeiro empreendimento construído pela UNA Construtora, que foi entregue em Julho de 2012. Para conhecer mais sobre o empreendimento, acesse o link abaixo: https://construtorauna.com.br/empreendimento/villa-carmenere/