Quando ouvimos falar sobre concreto aparente, muitas vezes pensamos em sua utilização apenas na parte construtiva das obras, com seu aspecto bruto e sem nenhum cuidado estético. Porém, quando utilizado da maneira correta, em harmonia com o estilo arquitetônico, o concreto aparente pode garantir muita personalidade ao projeto.
Desenvolvido nos tempos romanos, existem registros da utilização de materiais semelhantes ao concreto na substituição de pedras e madeira como bases da alvenaria. Mas foi a partir do século XIX que o concreto, como o que utilizamos hoje, foi desenvolvido, trazendo uma base mais sólida, econômica e com um desempenho superior.
Apesar de se tornar o material construtivo mais usado do mundo, depois da década de 1940, ele foi a principal marca do movimento modernista, iniciado no início do século XX. A ousadia do arquiteto Le Corbusier, um dos primeiros profissionais a perceber que o concreto aparente poderia ser mais do que um material de construção, potencializou o seu uso, provando o seu valor e a sua versatilidade. Porém, como muitas tendências, o concreto foi esquecido por alguns anos, retornando com toda a força na chamada Arquitetura Brutalista, onde o concreto foi muito utilizado em projetos por todo o mundo. O nome utilizado não representa o que, de fato, o estilo exprime às obras: nada de aspectos brutais, mas características urbanas marcantes.
Apostando em uma tendência que não sai de moda, a UNA Construtora, através do projeto assinado pelo arquiteto Fernando Polesello, utilizou o concreto aparente como um dos principais diferenciais do Residencial Tannat, entregue aos moradores no mês de outubro de 2019. Um estilo arrojado, com um charme contemporâneo junto a um toque rústico, garantindo um visual surpreendente.
Já na fachada do empreendimento, o visual impacta e impressiona. O design minimalista e sóbrio, combinado aos traços retos do projeto, destaca o Tannat na paisagem urbana da cidade. O cinza é clean, bonito e charmoso, trazendo um toque descolado e clássico ao mesmo tempo. Ao entrar no prédio, o hall de entrada, com seu pé direito duplo, traz imponência e exuberância, apresentando o concreto aparente como protagonista.
Acompanhando as características de sustentabilidade que fazem parte do Residencial Tannat, o concreto aparente possui, também, baixo custo de manutenção, reforçando a postura da construtora em respeitar a natureza, as pessoas e o meio ambiente.