Blog
19.11.2019

CONCRETO APARENTE, MAIS UM DIFERENCIAL DO RESIDENCIAL TANNAT

Quando ouvimos falar sobre concreto aparente, muitas vezes pensamos em sua utilização apenas na parte construtiva das obras, com seu aspecto bruto e sem nenhum cuidado estético. Porém, quando utilizado da maneira correta, em harmonia com o estilo arquitetônico, o concreto aparente pode garantir muita personalidade ao projeto.

Desenvolvido nos tempos romanos, existem registros da utilização de materiais semelhantes ao concreto na substituição de pedras e madeira como bases da alvenaria. Mas foi a partir do século XIX que o concreto, como o que utilizamos hoje, foi desenvolvido, trazendo uma base mais sólida, econômica e com um desempenho superior.

Apesar de se tornar o material construtivo mais usado do mundo, depois da década de 1940, ele foi a principal marca do movimento modernista, iniciado no início do século XX. A ousadia do arquiteto Le Corbusier, um dos primeiros profissionais a perceber que o concreto aparente poderia ser mais do que um material de construção, potencializou o seu uso, provando o seu valor e a sua versatilidade. Porém, como muitas tendências, o concreto foi esquecido por alguns anos, retornando com toda a força na chamada Arquitetura Brutalista, onde o concreto foi muito utilizado em projetos por todo o mundo. O nome utilizado não representa o que, de fato, o estilo exprime às obras: nada de aspectos brutais, mas características urbanas marcantes.

Apostando em uma tendência que não sai de moda, a UNA Construtora, através do projeto assinado pelo arquiteto Fernando Polesello, utilizou o concreto aparente como um dos principais diferenciais do Residencial Tannat, entregue aos moradores no mês de outubro de 2019. Um estilo arrojado, com um charme contemporâneo junto a um toque rústico, garantindo um visual surpreendente.

Já na fachada do empreendimento, o visual impacta e impressiona. O design minimalista e sóbrio, combinado aos traços retos do projeto, destaca o Tannat na paisagem urbana da cidade. O cinza é clean, bonito e charmoso, trazendo um toque descolado e clássico ao mesmo tempo. Ao entrar no prédio, o hall de entrada, com seu pé direito duplo, traz imponência e exuberância, apresentando o concreto aparente como protagonista.

Acompanhando as características de sustentabilidade que fazem parte do Residencial Tannat, o concreto aparente possui, também, baixo custo de manutenção, reforçando a postura da construtora em respeitar a natureza, as pessoas e o meio ambiente.

Compartilhe essa página
Captcha obrigatório
Preencha corretamente os campos
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Preencha corretamente os campos
Receba nossa News

Fique por dentro das novidades da UNA