18 de fevereiro é lembrando como Dia Mundial do Vinho, bebida que permeia toda a história da civilização humana. A data mais comumente aceita para ao início da história do vinho é entre os anos de 7.000 a 5.000 a.C. no território que abrange a atual Geórgia, mais precisamente na região do Cáucaso, onde foram encontrados vestígios das mais antigas vinhas cultivadas no mundo.
Inicialmente, a bebida era considerada sagrada e oferecida aos deuses e reis como oferenda. Com a ascensão do Império Romano, passou a ser considerada uma necessidade diária e que deveria ser acessível a todos os cidadãos.
Proveniente do processo de fermentação da uva, o vinho é uma bebida mundialmente apreciada. Os componentes do vinho, aroma, sabor, cor e textura em contato com as papilas gustativas, ativam nosso paladar e aguçam-no.
Um vinho pode ser classificado de acordo com a classe, cor, teor de açúcar e tipos, sendo que, sua vasta gama de rótulos permite agradar diferentes paladares.

Para quem está descobrindo este universo, a dica é provar! Já quando o assunto é harmonizar, aqui vão algumas dicas:
- Vinhos tintos leves, como os produzidos com as uvas Pinot Noir e Grenache, combinam bem com massas ao molho vermelho, como sugo e bolonhesa.
- Vinhos tintos de corpo médio, como os elaborados com as uvas Merlot e Sangiovese, são ótimos companheiros para risotos.
- Já os vinhos tintos encorpados, como os produzidos com Cabernet Sauvignon e Malbec, harmonizam bem com carnes vermelhas grelhadas e carnes de caça.
- Vinhos brancos leves, como os elaborados com Sauvignon Blanc e Pinot Grigio, acompanham bem saladas, peixes e frutos do mar.
- Vinhos brancos aromáticos, como os produzidos com Gewüstraminer e Riesling, são bons companheiros para pratos picantes, como os das culinárias indiana e tailandesa.
- Vinhos brancos mais encorpados, como os elaborados com Chardonnay e Sémillon, harmonizam bem com massas ao molho branco e molho de queijo.
- Os vinhos rosés são bastante democráticos, funcionando bem como aperitivos, mas também acompanham bem entradas, saladas, massas e peixes.
Na Una, os vinhos dão nome aos empreendimentos! A riqueza de sabores, cores, o processo de fabricação, a fineza da bebida e a capacidade de transformar momentos quando consumido, são qualidades do vinho que inspiram nossos projetos!
