Blog

SAIBA COMO ESCOLHER A MELHOR ADEGA DE VINHOS PARA SEU APARTAMENTO

SAIBA COMO ESCOLHER A MELHOR ADEGA DE VINHOS PARA SEU APARTAMENTO

Mesmo antes de iniciar o seu primeiro empreendimento, o vinho sempre esteve presente na história da UNA Construtora. Uma verdadeira inspiração! O mesmo cuidado que um enólogo tem para produzir seus melhores vinhos, a UNA tem para a criação de suas obras.

Na matéria de hoje, vamos dar algumas dicas de como você pode levar o elegante mundo dos vinhos para dentro do seu apartamento, apresentando modelos e ideias de adegas, assim como seu aproveitamento.

Existem diferentes maneiras de utilizar as adegas na composição dos ambientes, mas antes é preciso saber que existem três opções para sua escolha: adega climatizada termoelétrica, adega climatizada com compressor e adega passiva.

 

A adega climatizada termoelétrica, como o próprio nome sugere, usa a eletricidade para preservar as garrafas com a temperatura e umidade adequadas. Ela possui uma placa de cerâmica em seu interior que é responsável pela troca de calor com o ambiente externo, colocando o ar quente para fora, mantendo a temperatura interna mais baixa. Esse modelo de adega consome menos energia que a com compressor, a qual falaremos a seguir.  

A adega com compressor, mesmo parecida por fora, tem um funcionamento muito diferente da termoelétrica, pois seu sistema trabalha com o resfriamento do interior, não realizando apenas a troca de ar. Esse modelo é o mais indicado para os vinhos, porém, por trabalhar com compressor, pode ser um pouco barulhento. Existem marcas que já são mais silenciosas, devido aos sistemas de antivibração.

Vale ressaltar que as adegas climatizadas, tanto termoelétricas como com compressor, são encontradas em tamanhos distintos, algumas chegando a armazenar mais de 200 garrafas. Assim, antes de você comprar a sua, decida em que espaço da casa você vai colocá-la.

Uma outra maneira de armazenar seus vinhos é nas chamadas adegas passivas, que não utilizam energia e nem tecnologia para resfriar ou manter a temperatura das garrafas. Seja em prateleiras, projetadas em algum móvel, ou nas adegas conhecidas como cave francesa, que remetem a uma caverna e são muito utilizadas em casas, feitas no porão ou subsolo, o principal cuidado é proteger as garrafas dos raios solares e das mudanças de temperatura. Se você tem um cômodo no seu apartamento que não será utilizado, que tal transformá-lo em uma adega passiva para acomodar os seus vinhos preferidos?

Agora que você já conhece as opções de adega para ter no seu apartamento, já pode escolher o melhor lugar e espaço para projetar a sua. Pode ser num cômodo, encaixada em uma parede, embutida em um móvel, em um nicho de madeira, complementando uma cristaleira ou propositalmente como um item de destaque na decoração, o importante é planejar muito bem o espaço, cuidando especialmente a exposição ao sol e a mudanças de temperatura.

Além da escolha da adega, é muito importante que você também fique atento às maneiras corretas de armazenar seus vinhos. Evite locais que possam sofrer trepidações, a estabilidade auxilia a manter as características originais dos vinhos. Cuide com a iluminação, lembrando sempre que variações de temperatura influenciam diretamente no sabor da bebida. A umidade também pode interferir negativamente, nos vinhos com rolha, as quais são feitas de cortiça, umidade muito alta pode causar fungos, já umidade muito baixa pode ocasionar rachaduras na rolha.

Pronto para iniciar sua viagem pelo mundo dos vinhos? Certamente ele ficará ainda mais especial quando desfrutado com quem você gosta e, claro, em um empreendimento UNA.

Captcha obrigatório
Preencha corretamente os campos
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Preencha corretamente os campos
Receba nossa News

Fique por dentro das novidades da UNA

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e, ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Prosseguir
Open chat