Quando falamos em vinhos, alguns varietais sempre ganham destaque, dentre eles, é claro, os produzidos com a uva Malbec. Seja pela proximidade com nossos “hermanos” argentinos, responsáveis pela elaboração de alguns dos mais consagrados rótulos mundiais, ou pela facilidade de harmonizar com um dos itens da gastronomia mais apreciados pelos gaúchos: a carne!
No episódio 7 da Websérie Receitas Únicas UNA, nada mais indicado do que trazer uma deliciosa receita de carne vermelha para acompanhar o seu vinho Malbec preferido.
Ingredientes:
Chimichurri
Tempere o bife de chorizo com sal. Em um frigideira já aquecida coloque um fio de azeite de oliva e entre com bife, deixe grelhar por dois minutos e meio, vire o bife e coloque na mesma frigideira a manteiga, o alho e o tomilho. Quando a manteiga estiver derretida comece a regar a carne com ela por 2 min e meio ou até o ponto desejado. Retire da frigideira e deixe descansar por 3 min coberta com papel alumínio.
Chimichurri
Pique em pedaços bem pequenos todos os ingredientes in natura, entre com secos, o azeite e o vinagre. Mexa até incorporar.
Montagem:
Fatie a carne em fatias médias e coloque o molho chimichurri sobre ela. Pode ser servido com batatas assadas.
Obs. Além do Chorizo, você também pode utilizar o Bife Ancho para preparar a receita.
Impossível resistir, não é mesmo? Então separe os ingredientes, escolha o Malbec que mais combina com seu paladar e bom apetite! Depois de saborear essa incrível combinação, compartilhe a sua experiência com a gente! Marque a UNA nas suas redes sociais.
Os vinhos produzidos a partir da uva Malbec certamente estão entre os preferidos dos brasileiros, especialmente dos gaúchos. Muitos enófilos iniciam suas experiências no mundo do vinho abrindo um Malbec, o que se justifica por dois fatores: a facilidade de acesso aos rótulos e pelo caráter frutado de seus exemplares de entrada, o que agrada muito o paladar dos iniciantes. Vamos conhecer um pouco sobre essa espetacular uva?
Mesmo sendo uma uva icônica e emblemática na Argentina, a origem da Malbec é da região de Cahors, no Sudoeste da França, próximo a Bordeaux. Depois de quase ser extinta por conta de uma praga que dizimou vinhedos por todo o mundo, chamada Filoxera, a Malbec encontrou na Argentina, ainda no século XIX, o terroir perfeito para extrair a sua máxima expressão, tanto que se transformou em um símbolo do país.
As características do vinho Malbec trazem muito da região onde são plantadas. Um Malbec produzido na França, por exemplo, apresenta mais tanino e acidez. Já os produzidos na Argentina, trazem taninos doces, macios e acidez mais equilibrada. Isso ocorre porque as uvas cultivadas na Argentina conseguem chegar a um grau de maturação que as plantadas na França não atingem.
A coloração é muito marcante em um vinho Malbec, produzindo vinhos com um tom arroxeado forte e muito bonito. No paladar, acidez média e taninos marcantes se fazem presentes. Notas de frutas vermelhas, como cerejas, amoras e mirtilo, notas florais, como violeta, e notas de tabaco e pimenta caracterizam seu sabor.
Além da carne vermelha, boas dicas de harmonização incluem queijos duros ou altamente fermentados e, porque não, as sobremesas, destacando o chocolate e receitas à base de amêndoas.
A uva Malbec serviu de inspiração para o Residencial Malbec, entregue pela UNA Construtora em 2014. Para conhecer mais sobre o empreendimento, acesse o link abaixo: